Graça, Paz e Alegria!

No Portal Compartilhando Na Web, 14/01/2009.


Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos - Filipenses 4.4

Durante um tempo eu fui conhecido como "homem sorriso". Não importava a dificuldade e até mesmo os momentos que me viam triste por conta dos problemas: sempre estava pronto para sorrir logo em seguida. Esse era o texto que me motivava. Eu me regozijava, me alegrava no Senhor, mesmo nos momentos difíceis, de dor e de choro. Não posso dizer nunca que não chorava ou não me chateava! Mas posso dizer que mesmo quando as pessoas até achariam normal que eu continuasse chorando e chateado, eu era capaz, no Senhor, de achar um sorriso.

Minha alegria hoje não é representada apenas por um sorriso. Afinal, um sorriso pode ser sincero, pode ser apenas a demonstração de uma frustração (e o sorriso é uma forma de fugir) ou até mesmo falso. Meu sorriso era verdadeiro naqueles momentos. Apenas não "mostro tanto os dentes" como antes, até porque eles diminuíram muito de tanto travar os dentes dormindo...

Escrevo isso e dou risada. Parece que não mudou tanto assim. Continuo encontrando a risada nos mais variados momentos, um sorriso que vem de dentro, que alivia a chateação e a dor, ameniza a tristeza.

Entendo que é isso mesmo que recebemos de chamado do Senhor. Nos alegramos Nele, sempre, não quer dizer que não teremos chateações ou problemas. Não quer dizer que não teremos momentos de choro, de dor. Mas quer dizer que, mesmo num momento assim, iremos conseguir vivenciar um sorriso que "vem de dentro", sincero, da parte do Senhor, nos dando a alegria necessária para passar por cima daquele momento de chateação.

Isso é nos alegramos no Senhor: é conseguirmos passar por cima das chateações em vez de sermos dominados por elas. Elas acontecem, será difícil fugirmos completamente delas. Mas não podemos nos abater diante delas! Podemos até chorar e as chateações poder trazer verdadeiras tristezas que sejam difíceis de serem tratadas. Mas ainda assim, no Senhor temos motivos para nos alegrar. Há outras situações em nossa vida e se equilibrarmos as tristezas com as alegrias, só a salvação em Cristo nos dará motivos de sobra para deixarmos a tristeza e louvarmos ao Senhor. E há outras coisas que Ele faz além disso! Logo, temos mais motivos para nos alegrar, ainda que haja com o que se chatear ou entristecer. A chateação, a tristeza, esses momentos podem até vir (e será comum que aconteçam), mas no Senhor temos motivos para dar um sorriso e não dar mais atenção para a chateação do que ela realmente merece. Ninguém gosta de tristezas ou chateações. Logo, devemos dar a atenção apenas necessária para essas coisas e nos alegramos no Senhor, sabendo que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus e que Ele está no controle de tudo. Até mesmo aquilo que nos chateia poderá nos ensinar algo. É duro aprender assim, mas isso pode acontecer...

Assim, vamos nos alegrar no Senhor e fazer como diz uma antiga canção: "deixa a tristeza de lado e vem louvar ao Senhor"...

Para encerrar, um testemunho: meu filhote de menos de 2 anos vive sorrindo... Espero que ele seja o novo "homem sorriso"...