Graça, Paz e Alegria!


Romanos 12.1-2

1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O que é “não se conformar com este século”? Seria viver de uma maneira diferente?

Efésios 4.17 à 5.2

17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.


Necessidade da diferença.

Aqueles que não seguem a Cristo, possuem uma vida entregue aos seus próprios prazeres. Buscam o que é bom só para si e se esquecem do mandamento que diz que devemos "amar o próximo como a nós mesmos" (Mateus 22.38). E até nem sabem dele. Porque o coração deles é duro, estão longe da vida com Deus.

Mas nós, que aprendemos de Cristo, não podemos ser assim. Isso se de fato, aprendemos d'Ele. Porque se formos olhar para os ensinamentos do Senhor, nossa vida será muito diferente da vida de quem permanece alheio à vontade de Deus. O que é do velho homem - mentiras, bebedices, brigas, roubo, falar o que não edifica - não deve mais fazer parte da nossa nova natureza. E, deixando o que é do velho homem, tirando essa "roupa", devemos nos vestir do novo homem, que é segundo a vontade de Deus. Este anda dentro da vontade do Senhor, em justiça e retidão, em verdade. Viver uma vida de acordo com os padrões de santidade escritos na Palavra do Senhor é viver uma vida diferente da que o mundo vê como boa. É como se de repente, alguém viesse nos oferecer uma comida que não gostamos. No meu caso, seria, por exemplo, o jiló. Por mais que alguém insista dizendo que é bom (minha mãe fez muito isso), eu não gosto e prefiro não comer (até hoje, a única pessoa que fez jiló e eu comi e gostei foi minha vó!). Por mais que alguém venha me dizer que eu sou "careta", que eu deveria viver dentro de alguns padrões que o mundo vê como bom e deixar de lado a vontade do Senhor, eu prefiro continuar sendo "careta". Se alguém me oferecer jiló, eu prefiro não comer jiló. E, observar os padrões de Deus, segundo o que diz a Palavra, é o melhor, pois "o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá" (Salmo 1.6). Quem não anda segundo a vontade de Deus, não tem parte com Ele na vida eterna. Que bom é viver como o Senhor quer.

Mas, para que viver assim? Só para garantir um "lugar no céu"? Não! É também para evangelizar.

Mateus 5.13

13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.


Obedecendo a vontade de Deus.

Ser sal. Quer ver a diferença de ser sal? Todos conhecem bem a sensação que temos ao beber água. Então, te convido a beber um pouco da água que você está acostumado a beber, mas acrescentando um pouco de sal e mexendo. Faça isso!

Não é diferente da sensação normal? Pois é, obedecer a vontade de Deus é ser diferente. E quando pessoas que o Espírito do Senhor já tem trabalhado virem isso, elas serão impactadas. Viver segundo a vontade do Senhor é, além de garantir um "lugar no céu", também levar a Palavra a frente. E o testemunho fala mais alto, muitas vezes, mais do que anos de pregação. Quando a pessoa vir na sua vida o que você prega, quando ela vir que você é diferente (que você salga), será muito mais fácil ela ser modificada pela Palavra do Senhor. Algo que já fez diferença para você (testemunho) pode falar mais alto!

Conclusão: Que o Senhor realmente nos auxilie e nos incomode a vivermos de uma maneira diferente da que vive o mundo. Vivamos dentro da vontade de Deus e o mundo será, pelo menos, um pouco melhor, pois a melhor coisa que podemos fazer é obedecer a vontade do Senhor.